Bicicleta TOUR | ~ 3 horas | 0 €

Se não tiver trazido a sua bicicleta nós ajudamos!

Aveiro dispõe do serviço de aluguer de bicicletas municipal - BUGA (bicicleta de utilização gratuita de Aveiro)

Antiga Estação Comboios

Inaugurada em 1864, a primitiva Estação de Aveiro revelou-se insuficiente para o tráfego existente no início do século XX. Assim, em 1915, optou-se pela ampliação desta infraestrutura, a qual veio a ser inaugurada no ano seguinte, segundo a gramática estilística designada “casa portuguesa”, assim lhe conferindo um caráter regional vincado. Localizada na zona este da cidade, a estação encontra-se ricamente ornamentada com painéis de azulejo com motivos regionais, da autoria de Francisco Pereira e Licínio Pinto, que datam de 1916 e que foram fabricados na Fábrica da Fonte Nova. Na fachada principal, o caráter etnográfico destes painéis surge em destaque no pano central, com personagens regionais, tais como o pescador, a varina e a tricana, em diferentes épocas. Nos segmentos laterais ao nível do rés do chão juntam-se outros painéis de paisagens regionais com grande detalhe que se vão prolongar em todas as fachadas do edifício. Estes painéis, ao nível de maior visibilidade, representam diversos tipos de espaços e atividades tanto de caráter ferroviário como turístico e etnográfico, tais como a relação da região com a Ria e o mar, a produção vitivinícola da Bairrada ou espaços monumentais, museológicos ou hoteleiros da Região Centro.

blue and white concrete house
blue and white concrete house
Parque Infante D. Pedro

Em 1861, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro Firmino Maia decidiu converter em “Passeio Público” o “Campo de Santo António”. Este Campo ocupava parte da antiga “cerca” do convento de Santo António, ou seja, os terrenos que rodeavam o convento e que eram cultivados pelos frades. O restante da cerca tinha sido vendido, em 1842, ao primeiro visconde de Santo António, Pedro António Rebocho. Com a sua alameda (rua arborizada) e jardim de canteiros bem compostos e floridos, o Passeio Público foi considerado um dos primeiros e dos melhores jardins em Portugal.

O “Jardim Público” foi renovado e expandido quando o Dr. Lourenço Peixinho foi presidente da Câmara. Em 1919, comprou terrenos contíguos ao Jardim, a “Quinta de Santo Antonio” ou “Quinta do ti Germano” (o caseiro da Quinta), a Jacinto Agapito Rebocho. As obras arrastaram-se por quase uma década, tendo o Parque sido inaugurado em 1927, com uma grande festa. Passou a ter uma colunata, tipo pérgula, com ligação a uma dupla escadaria e gruta artificial, que ligam as zonas alta e baixa do Parque. É também desta época a bela Casa de Chá, com a sua pequena biblioteca e amplo terraço com vista sobre o lago.

a bridge over a body of water
a bridge over a body of water